Pular para o conteúdo principal

Anastasia promete investir nos Consórcios Intermunicipais de Saúde


Anastasia participou de um encontro com gestores dos Consórcios Municipais de Saúde
O candidato ao governo de Minas pelo PSDB, Antonio Anastasia, voltou a defender o maior investimento nos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) do Estado.Anastasia participou de evento com gestores desses consórcios, na manhã dessa segunda-feira (27), em seu comitê central de campanha, e destacou a importância dos CIS para a saúde pública de Minas, afirmando que, caso seja eleito, vai dar uma atenção especial a esse tipo de iniciativa.
“Os consórcios municipais de saúde são uma modalidade que deu muito certo em Minas Gerais. No nosso governo, nós prestigiamos muito. O intuito agora é conversar com eles (gestores), ver quais são as dificuldades, apoiá-los e torcer, em caso de vitória, que a gente possa fazer um trabalho conjunto. Acabou de sair uma grande pesquisa nacional em que a saúde é o principal problema que tem no Brasil, e por isso mesmo os consórcios, que unem os municípios em um determinado esforço em prol da saúde, têm todas as condições de ser uma solução muito adequada. O consórcio é uma figura muito positiva. Vamos investir nos consórcios, porque é essa união dos municípios grandes, pequenos e médios que fará uma grande diferença na saúde pública de Minas Gerais”, completou.  
Auxílio do governo
Além do repasse de recursos para a viabilização dos consórcios, Anastasia revelou outra medida que estaria ao alcance do Estado para auxiliar no funcionamento dos convênios.
“Por exemplo, no nosso tempo, fizemos a parte de transporte dos pacientes entre as cidades para cuidar, por exemplo, da hemodiálise, através de consórcios. Os consórcios foram criados para potencializar atendimentos recíprocos nas cidades. Os consórcios acabam potencializando toda a região. O Estado tem a obrigação, além das questões financeiras, de dar todo o suporte técnico e a orientação para estimular a criação dos consórcios”.
O que são os CIS
Os Consórcios Intermunicipais de Saúde consistem normalmente em uma iniciativa autônoma de municípios circunvizinhos, que se associam para gerir e prestar conjuntamente serviços relacionados à saúde pública, como prevenção, proteção e tratamento de enfermidades.
O objetivo desses consórcios é promover um maior aproveitamento dos recursos disponíveis, assim como funcionar com ferramenta de planejamento conjunto.
Segundo o portal da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), o Estado conta atualmente com 81 CIS, sendo 69 generalistas e 12 temáticos.
Generalistas são os que possuem abrangência regional, com foco na prestação de serviços assistenciais nas regiões, como a realização de consultas e exames. Segundo a SES-MG, são 800 municípios consorciados, que atendem aproximadamente 17 mil habitantes.
Já os consórcios temáticos possuem abrangência macrorregional e têm como objetivo gerenciar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nas regiões ampliadas.
JORNAL HOJE EM DIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cavernas do Peruaçu: aventura e beleza no norte de Minas Gerais

Mônica Nobrega, Januária, Minas Gerais 07 Agosto 2018 | 05h00 Turistas no ponto de descanso na Gruta do Janelão. Trilha tem mais de 3 km só no interior da caverna.  Foto: Felipe Rau/Estadão “Na Lapa Bonita a gente fica até encabulado”, seu Getúlio disparou, me livrando da tarefa de achar adjetivos. Nada objetivo, mas de uma precisão notável. É só assim mesmo que dá para se sentir na escuridão e no silêncio completos, quando as lanternas iluminam os espeleotemas que crescem por todos os lados nesta gruta do  Parque Nacional Cavernas do Peruaçu : com vergonha de comentar qualquer coisa, porque toda fala parece tolice diante de tanto detalhe e tanta perfeição. O Peruaçu é o vale do rio de mesmo nome, na margem esquerda do  Rio São Francisco , do qual é afluente. A área de 56,4 mil hectares virou parque nacional em 1999. A visitação começou em meados de 2014, com a infraestrutura sendo implantada de fato em 2017. Isso falando da visitação turística, claro....

Jovem de 23 anos morre após levar tiro de PM na zona leste de SP

Um tiro no peito efetuado por um agente da Polícia Militar do Estado de São Paulo tirou a vida de Rafael Aparecido Almeida de Souza, de 23 anos, na madrugada do último final de semana. O caso aconteceu por volta da meia noite do dia 4 para o dia 5 em uma travessa da avenida Aricanduva, na zona leste de São Paulo. De acordo com familiares e testemunhas, o jovem estava na frente de casa com cerca de seis pessoas. Eles conversavam e fumavam narguilé tranquilamente quando os policiais apareceram e abordaram o irmão de Rafael, que foi liberado em seguida. A vítima teria acenado para que o irmão viesse ao seu encontro e disse: “Vem pra cá”. Nesse momento, o PM teria efetuado o disparo de longe. “Os policiais não tiveram nem a capacidade de resgatar”, disse um parente do jovem que o levou até o hospital e não terá o nome divulgado nesta reportagem por questões de segurança. De acordo com a declaração de óbito, Rafael já chegou ao pronto socorro do Hospital Geral de São Mateus sem v...

Justiça absolve motorista condenado por estupro e culpa vítima por beber

A Justiça do Rio Grande do Sul absolveu, por falta de provas, um motorista de aplicativo condenado a 10 anos de prisão pelo estupro de uma passageira embriagada, em Porto Alegre. Na sentença em segunda instância,  a desembargadora relatora da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do estado culpou a vítima por ter bebido no dia . A princípio, o motorista tinha sido condenado em dezembro de 2018 com base em um laudo pericial e no relato de testemunhas. Já em segunda instância, a desembargadora Cristina Pereira Gonzales, relatora do recurso do réu, argumentou que "a ofendida admitiu o consumo de álcool naquele dia" e que "por vezes já se colocava nesse tipo de situação de risco, ou seja, de beber e depois não lembrar do que aconteceu".   “Ora se a ofendida bebeu por conta própria, dentro de seu livre arbítrio, não pode ela ser colocada na posição de vítima de abuso sexual pelo simples fato de ter bebido”, apontou a magistrada na decisão. Além de Cristina...