Pular para o conteúdo principal

Anastasia promete investir nos Consórcios Intermunicipais de Saúde


Anastasia participou de um encontro com gestores dos Consórcios Municipais de Saúde
O candidato ao governo de Minas pelo PSDB, Antonio Anastasia, voltou a defender o maior investimento nos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) do Estado.Anastasia participou de evento com gestores desses consórcios, na manhã dessa segunda-feira (27), em seu comitê central de campanha, e destacou a importância dos CIS para a saúde pública de Minas, afirmando que, caso seja eleito, vai dar uma atenção especial a esse tipo de iniciativa.
“Os consórcios municipais de saúde são uma modalidade que deu muito certo em Minas Gerais. No nosso governo, nós prestigiamos muito. O intuito agora é conversar com eles (gestores), ver quais são as dificuldades, apoiá-los e torcer, em caso de vitória, que a gente possa fazer um trabalho conjunto. Acabou de sair uma grande pesquisa nacional em que a saúde é o principal problema que tem no Brasil, e por isso mesmo os consórcios, que unem os municípios em um determinado esforço em prol da saúde, têm todas as condições de ser uma solução muito adequada. O consórcio é uma figura muito positiva. Vamos investir nos consórcios, porque é essa união dos municípios grandes, pequenos e médios que fará uma grande diferença na saúde pública de Minas Gerais”, completou.  
Auxílio do governo
Além do repasse de recursos para a viabilização dos consórcios, Anastasia revelou outra medida que estaria ao alcance do Estado para auxiliar no funcionamento dos convênios.
“Por exemplo, no nosso tempo, fizemos a parte de transporte dos pacientes entre as cidades para cuidar, por exemplo, da hemodiálise, através de consórcios. Os consórcios foram criados para potencializar atendimentos recíprocos nas cidades. Os consórcios acabam potencializando toda a região. O Estado tem a obrigação, além das questões financeiras, de dar todo o suporte técnico e a orientação para estimular a criação dos consórcios”.
O que são os CIS
Os Consórcios Intermunicipais de Saúde consistem normalmente em uma iniciativa autônoma de municípios circunvizinhos, que se associam para gerir e prestar conjuntamente serviços relacionados à saúde pública, como prevenção, proteção e tratamento de enfermidades.
O objetivo desses consórcios é promover um maior aproveitamento dos recursos disponíveis, assim como funcionar com ferramenta de planejamento conjunto.
Segundo o portal da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), o Estado conta atualmente com 81 CIS, sendo 69 generalistas e 12 temáticos.
Generalistas são os que possuem abrangência regional, com foco na prestação de serviços assistenciais nas regiões, como a realização de consultas e exames. Segundo a SES-MG, são 800 municípios consorciados, que atendem aproximadamente 17 mil habitantes.
Já os consórcios temáticos possuem abrangência macrorregional e têm como objetivo gerenciar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nas regiões ampliadas.
JORNAL HOJE EM DIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 23 anos morre após levar tiro de PM na zona leste de SP

Um tiro no peito efetuado por um agente da Polícia Militar do Estado de São Paulo tirou a vida de Rafael Aparecido Almeida de Souza, de 23 anos, na madrugada do último final de semana. O caso aconteceu por volta da meia noite do dia 4 para o dia 5 em uma travessa da avenida Aricanduva, na zona leste de São Paulo. De acordo com familiares e testemunhas, o jovem estava na frente de casa com cerca de seis pessoas. Eles conversavam e fumavam narguilé tranquilamente quando os policiais apareceram e abordaram o irmão de Rafael, que foi liberado em seguida. A vítima teria acenado para que o irmão viesse ao seu encontro e disse: “Vem pra cá”. Nesse momento, o PM teria efetuado o disparo de longe. “Os policiais não tiveram nem a capacidade de resgatar”, disse um parente do jovem que o levou até o hospital e não terá o nome divulgado nesta reportagem por questões de segurança. De acordo com a declaração de óbito, Rafael já chegou ao pronto socorro do Hospital Geral de São Mateus sem v

Edital do Enem 2019 é publicado pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta segunda-feira (25), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) 2019 - uma das principais formas de ingresso no  ensino superior  do país. O documento está disponível no Diário oficial e na página do programa. Esta edição traz algumas novidades, entre elas, a mudança no valor da taxa a ser paga. Na edição de 2018, o valor era de R$82. Neste ano, a taxa a ser paga será de R$85. O valor deve ser quitado entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.  Outras mudanças também farão parte do exame: novo sistema de inscrição, inclusão opcional de foto na inscrição, espaço com linhas para rascunho da redação e espaço para cálculos no final do caderno de questões. Além disso, surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear. A nota obtida no Enem pode ser utilizada no Sistema de Seleção Unifica