Pular para o conteúdo principal

Termina nesta quinta-feira (6) prazo para o eleitor justificar ausência no primeiro turno


Resultado de imagem para foto de urna eleitoral
Termina nesta quinta-feira (6) o prazo para o eleitor justificar a ausência nas eleições no 1º turno. A justificativa pode ser feita presencialmente nos cartórios eleitorais ou via internet, pelo Sistema Justifica.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode baixar o formulário de justificativa preencher e enviar pela internet, entregar pessoalmente ao cartório ou enviar via Correios. No formulário, deve conter ainda o motivo da ausência nas eleições anexadas documentação que comprove a ausência.
Em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, segundo a chefe de cartório Sirleide Lacerda, a procura para justificar a ausência ainda é maior presencialmente.
"Ainda não mensuramos, mas a procura no cartório é maior. Porém, estamos recebendo muitas justificativas via internet e isso ajuda aos eleitores, que não precisam sair de casa para justificar, e também agiliza muito nosso trabalho”, disse a chefe de cartório. O prazo para justificar a ausência no 2º turno termina dia 27 de dezembro.
O eleitor que justificar pode sofrer uma série de punições até que regularize a situação. Entre as sanções, estão impedimento de se inscrever em concurso público, tomar posse em cargo público, tirar passaporte ou carteira de identidade. A ausência em três eleições seguidas sem que seja justificada, o eleitor tem o título cancelado.
Números
Segundo o TRE, em Minas Gerais, 3.483.956 eleitores não votaram no primeiro turno. No mesmo dia, 07 de outubro, 913.418 justificaram o voto. No segundo turno, em 27 de outubro, o número de eleitores ausentes aumentou para 3.631.177. Cerca de 986 mil justificaram por estar fora do domicílio eleitoral.(por g1 grande minas)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 23 anos morre após levar tiro de PM na zona leste de SP

Um tiro no peito efetuado por um agente da Polícia Militar do Estado de São Paulo tirou a vida de Rafael Aparecido Almeida de Souza, de 23 anos, na madrugada do último final de semana. O caso aconteceu por volta da meia noite do dia 4 para o dia 5 em uma travessa da avenida Aricanduva, na zona leste de São Paulo. De acordo com familiares e testemunhas, o jovem estava na frente de casa com cerca de seis pessoas. Eles conversavam e fumavam narguilé tranquilamente quando os policiais apareceram e abordaram o irmão de Rafael, que foi liberado em seguida. A vítima teria acenado para que o irmão viesse ao seu encontro e disse: “Vem pra cá”. Nesse momento, o PM teria efetuado o disparo de longe. “Os policiais não tiveram nem a capacidade de resgatar”, disse um parente do jovem que o levou até o hospital e não terá o nome divulgado nesta reportagem por questões de segurança. De acordo com a declaração de óbito, Rafael já chegou ao pronto socorro do Hospital Geral de São Mateus sem v

Edital do Enem 2019 é publicado pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta segunda-feira (25), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) 2019 - uma das principais formas de ingresso no  ensino superior  do país. O documento está disponível no Diário oficial e na página do programa. Esta edição traz algumas novidades, entre elas, a mudança no valor da taxa a ser paga. Na edição de 2018, o valor era de R$82. Neste ano, a taxa a ser paga será de R$85. O valor deve ser quitado entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.  Outras mudanças também farão parte do exame: novo sistema de inscrição, inclusão opcional de foto na inscrição, espaço com linhas para rascunho da redação e espaço para cálculos no final do caderno de questões. Além disso, surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar, na inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear. A nota obtida no Enem pode ser utilizada no Sistema de Seleção Unifica