Pular para o conteúdo principal

Conheça os nove deputados federais e estaduais eleitos pelo Norte de Minas


Resultado de imagem para FOTO ELEIÇÕES 2018
A Assembleia e Câmara Legislativas divulgaram nesse domingo (7) as listas dos deputados estaduais e federais eleitos por todo Brasil. Em Minas Gerais, 130 representantes foram escolhidos para ocupar cadeiras na Câmara de Deputados e Assembleia Legislativa; apenas 9 integrantes desta lista são norte-mineiros, oito homens e uma mulher. O mandato é de quatro anos e a lista dos eleitos ainda precisava ser homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na Câmara de Deputados, em Brasília, três deputados federais serão da bancada norte-mineira. Já na Assembleia, em Belo Horizonte, cinco deputados e uma deputada representarão a região. Apenas três dos eleitos nunca ocuparam cargos como deputados estadual ou federal e representam 33,3% de renovação quando se trata de legisladores do Norte de Minas. Um único candidato nunca havia sido eleito a nenhum cargo político. Mais de 67% dos escolhidos foram candidatos à reeleição e venceram o pleito. Sete partidos diferentes terão representação através da região, o PT foi o que mais elegeu, com três candidatos vencedores.
Colocação de deputados federais do Norte de MG:
4. Paulo Guedes (PT) - 176.841 votos
16. Patrus Ananias (PT) - 112.724 votos
46.Delegado Marcelo Freitas (PSL) - 58.176 votos
G1 ouviu o mais votado do Norte de Minas. Paulo Guedes será deputado em 2019 pela segunda vez; ele venceu as eleições de 2014 para deputado estadual com 164.831 votos. Na época, o petista foi o deputado mineiro mais bem votado. Nas eleições desse domingo ele foi escolhido para representar o estado na Câmara de Deputados, em Brasília, e aumentou o número de eleitores em aproximadamente 7,2%. Na lista mineira, ele ocupa o 4º lugar em número de votos.
Guedes atribui a votação expressiva que recebeu ao trabalho que desenvolve junto às comunidades e aos projetos aprovados. “Aprovei 250 projetos de lei, e tenho muita presença junto às comunidades. Dei também muito apoio a saúde, e a várias demandas da região. Esse trabalho efetivo nos municípios, com prefeituras e associações comunitárias no dia-a-dia, faz com que as pessoas saibam que podem ter ligação direta comigo”, diz.
Sobre a nova fase política em Brasília, o parlamentar afirma que pretende unir os eleitos norte-mineiros para defender a região. “Quero fazer um trabalho em que a gente possa pegar os mais votados da região, e articular uma bancada a favor dos mais pobres da região, unificar as forças, para que se forme uma liderança que une e estabelece desenvolvimento regional. Precisamos de obras, apoio no desenvolvimento de renda, mais programas que sejam voltados a oportunidade de renda. A educação também é fundamental para o desenvolvimento da região. Montes Claros já é um polo educacional e queremos expandir isso a mais cidades do Norte de Minas. Acho que esse é o caminho".
Colocação de deputados estaduais do Norte de MG:
13. Arlen Santiago (PTB) - 82.130 votos
22. Tadeuzinho (MDB) - 72.267 votos
46. Gil Pereira (PP) - 52.146 votos
48. Leninha (PT) - 51.407 votos
53. Zé Reis (PHS) - 45.746 votos
54. Carlos Pimenta (PDT) - 43.492 votos
O deputado estadual mais bem votado do Norte de Minas e a única mulher eleita pela região também foram ouvidos pelo G1. O médico Arlen Santiago (PTB) foi reeleito pela sexta vez consecutiva para ocupar uma cadeira na Assembleia de Minas Gerais. Em 2014, ele recebeu 92.508 votos; no pleito de 2018 o médico teve uma redução aproximada de 12% dos votos.
O petebista atribui a redução de eleitores às oposições que fez ao PT durante o mandato dele e à falta de conhecimento dos votantes em relação ao trabalho desenvolvido por ele. “Eu fui oposição dura ao desgoverno no PT durante meu último mandato. Fui muito perseguido pelos órgãos do governo que não pagaram minhas emendas, votei contra aumento de ICMS. Além disso, vivemos um caixa dois terrível nestas eleições, na região de Januária então tem vários processos de investigação já abertos no TRE, o que também me tirou um bocado de votos”, afirma.
Sobre as expectativas para o sexto mandato, Santiago afirma que torce para que o próximo presidente combata a corrupção e ajude na construção de obras para o Norte de Minas.
A representante feminina do Norte de Minas, Leninha (PT), foi eleita a deputada estadual com 51.407 votos. É a primeira vez que a petista participa de uma disputa para parlamentar. Em 2016, Leninha foi candidata à prefeita de Montes Claros pelo mesmo partido e recebeu mais de 36 mil votos, que representaram 19,13% do pleito.
Leninha afirma que pretende defender as raízes que a elegeram e trabalhar em conjunto com outros representantes do Norte de Minas. “A principal questão que a gente quer levar é de como podemos atuar em bloco de bancada para defender o Norte de Minas. Para fazemos propostas estruturantes, e não projetos fragmentados, cada um com seu partido e seu projeto. Queremos construir uma plataforma para o Norte de Minas, para Minas Gerais, em que a gente unifique nossa pauta em torno do bem comum e para nos unimos em prol de todos”, diz.
Sobre as pautas em que pretende propor projetos, a deputada eleita estabelece prioridades. “Minha prioridade é água. Temos que pensar em tecnologias, em como produzir água. Na zona rural sempre trabalhamos com agrotecnologia, que é pensar outra forma de produzir alimentos saudáveis que vão para a mesa das pessoas. Combater o agrotóxico também é uma pauta nossa. A agroecologia, a pauta das mulheres, da economia popular solidária, da juventude, do emprego em renda das comunidades rurais”, conclui.
Mais regiões
Apenas um candidato a deputado estadual foi eleito pela região Central de Minas; Virgílio Guimarães (PT), de Curvelo, teve 91.204 votos válidos. Pelo Vale do Jequitinhonha, um deputado federal conseguiu se eleger com 60.509 votos; Igor Timo (Podemos) é natural de Virgem da Lapa.
POR G1 GRANDE MINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 23 anos morre após levar tiro de PM na zona leste de SP

Um tiro no peito efetuado por um agente da Polícia Militar do Estado de São Paulo tirou a vida de Rafael Aparecido Almeida de Souza, de 23 anos, na madrugada do último final de semana. O caso aconteceu por volta da meia noite do dia 4 para o dia 5 em uma travessa da avenida Aricanduva, na zona leste de São Paulo. De acordo com familiares e testemunhas, o jovem estava na frente de casa com cerca de seis pessoas. Eles conversavam e fumavam narguilé tranquilamente quando os policiais apareceram e abordaram o irmão de Rafael, que foi liberado em seguida. A vítima teria acenado para que o irmão viesse ao seu encontro e disse: “Vem pra cá”. Nesse momento, o PM teria efetuado o disparo de longe. “Os policiais não tiveram nem a capacidade de resgatar”, disse um parente do jovem que o levou até o hospital e não terá o nome divulgado nesta reportagem por questões de segurança. De acordo com a declaração de óbito, Rafael já chegou ao pronto socorro do Hospital Geral de São Mateus sem v...

Cavernas do Peruaçu: aventura e beleza no norte de Minas Gerais

Mônica Nobrega, Januária, Minas Gerais 07 Agosto 2018 | 05h00 Turistas no ponto de descanso na Gruta do Janelão. Trilha tem mais de 3 km só no interior da caverna.  Foto: Felipe Rau/Estadão “Na Lapa Bonita a gente fica até encabulado”, seu Getúlio disparou, me livrando da tarefa de achar adjetivos. Nada objetivo, mas de uma precisão notável. É só assim mesmo que dá para se sentir na escuridão e no silêncio completos, quando as lanternas iluminam os espeleotemas que crescem por todos os lados nesta gruta do  Parque Nacional Cavernas do Peruaçu : com vergonha de comentar qualquer coisa, porque toda fala parece tolice diante de tanto detalhe e tanta perfeição. O Peruaçu é o vale do rio de mesmo nome, na margem esquerda do  Rio São Francisco , do qual é afluente. A área de 56,4 mil hectares virou parque nacional em 1999. A visitação começou em meados de 2014, com a infraestrutura sendo implantada de fato em 2017. Isso falando da visitação turística, claro....

Justiça absolve motorista condenado por estupro e culpa vítima por beber

A Justiça do Rio Grande do Sul absolveu, por falta de provas, um motorista de aplicativo condenado a 10 anos de prisão pelo estupro de uma passageira embriagada, em Porto Alegre. Na sentença em segunda instância,  a desembargadora relatora da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do estado culpou a vítima por ter bebido no dia . A princípio, o motorista tinha sido condenado em dezembro de 2018 com base em um laudo pericial e no relato de testemunhas. Já em segunda instância, a desembargadora Cristina Pereira Gonzales, relatora do recurso do réu, argumentou que "a ofendida admitiu o consumo de álcool naquele dia" e que "por vezes já se colocava nesse tipo de situação de risco, ou seja, de beber e depois não lembrar do que aconteceu".   “Ora se a ofendida bebeu por conta própria, dentro de seu livre arbítrio, não pode ela ser colocada na posição de vítima de abuso sexual pelo simples fato de ter bebido”, apontou a magistrada na decisão. Além de Cristina...